Sejam
bem vindos navegantes da Web!
Nesta
postagem iremos falar sobre a importância dos blogs como ferramenta de
aprendizagem na EAD e utilizaremos como referência os textos 4ª e 4b (vide
bibliografia) da disciplina: Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação,
orientado pela tutora Benilda Miranda no curso PIGEAD.
No
texto Ferramentas da Web 2.0 e as Comunidades de Prática as autoras enfatizam que
a utilização da internet na versão web 2.0 prima em fornecer programas,
plataformas de utilização ou AVAs que procuram “incentivar a criatividade, o
compartilhamento e a colaboração de conteúdos e serviços entre os usuários da
rede” (Costa, Rosa Maria E. M. da. Pág.2).
A
partir da versão 2.0 a internet deixa de ser apenas uma vitrine em que o usuário
fica passeando através de clic’s de maneira um tanto passiva, para se tornar agente
ativo na criação de espaços virtuais que potencializem os seus interesses e das
pessoas que compartilham ideias semelhantes as suas.
A
participação ativa das pessoas na Web 2.0 é tão impactante que as autoras baseadas
em Fontoura (2009) destacam que “recentemente, entramos em contato com um outro
conceito associado à Web, a mídia social. “Mídias Sociais são tecnologias e
práticas on-line, usadas por pessoas (isso inclui as empresas) para
disseminar conteúdo, provocando o compartilhamento de opiniões, idéias,
experiências e perspectivas. Seus diversos formatos, atualmente, podem englobar
textos, imagens, áudio, e vídeo. São websites que
usam
tecnologias como blogs, mensageiros, podcasts, wikis, videologs,
ou mashups (aplicações que combinam conteúdo de múltiplas fontes para
criar uma nova aplicação),
permitindo
que seus usuários possam interagir instantaneamente entre si e com o restante
do mundo.” (Costa, Rosa Maria E. M. da. Pág.2).
Dentre
as diversas ferramentas de navegação que permitem a produção autoral do usuário
na web e que é uma importante ferramenta de aprendizagem, destacamos o blog.
No
texto Ferramentas da Web 2.0 e as Comunidades de Prática as autoras destacam
que os “Blogs são um espaço autoral que permitem publicação de conteúdos, que podem
ser construídos cooperativamente, ou seja, os usuários podem criar narrativas, poemas,
análise de obras literárias, dar opinião sobre atualidades, desenvolver
relatórios de visitas e excursões de estudos, podem construir produtos, tais
como desenhos, imagens e vídeos.’ (Costa, Rosa Maria E. M. da. Pág.8).
O
uso de blogs como ferramenta de aprendizagem permite um leque quase infinito de
possibilidades de aprendizado que perpassa desde a produção autoral (pessoal ou
coletiva), passando pela integração de diversas mídias em um mesmo ambiente
virtual, somada ao fato que é um excelente local de divulgação e
compartilhamento de ideias, experiências e conhecimento a nível global.
Considerando
que os blogs podem e devem ser utilizados como instrumento de aprendizagem eles
acabam se tornando um AVA, que no texto Ambientes Virtuais de Aprendizagem é
definido como “softwares que auxiliam na criação de cursos acessíveis
através da internet. São elaborados para dar suporte aos professores no gerenciamento
de conteúdos e na administração do curso, permitindo acompanhar o progresso dos
estudantes.” (Costa, Rosa Maria E. M. da.
Pág. 2 )
A
utilização dos blogs como ambientes virtuais de aprendizagem são serão efetivos
se vierem acompanhados por interação, participação e coautoria dos agentes
envolvidos no processo: professor/tutor e alunos. Não adianta o aluno ter um
ambiente virtual agradável, rico em recursos tecnológicos e com múltiplos
estímulos de aprendizagem, se os conteúdos utilizados forem apenas para a
reprodução das ideias que o professor/tutor quer transmitir. Para que o
aprendizado através do uso de blogs como Ava em Ead seja mais efetivo e
proveitoso é necessário o máximo de interação, interpretação e produção
reflexiva por parte dos alunos.
Para
finalizar fica a orientação dada no texto acima citado em relação à importância
da concepção de aprendizagem e a metodologia aplicada nos Avas como meio de
facilitar o aprendizado e uma maior integração dos alunos com os conteúdos
trabalhados.
“Neste
sentido, uma tendência para o design didático seria a exploração de
metodologias que integrassem técnicas e tecnologias de visualização da
informação e concepções de aprendizagem dentro de uma perspectiva
sócio-interacionista e dialógica (Vygotsky, 2008; Bakhtin, 2003; Wertsch, 1993;
Hjørland, 2002). Desta forma, esta metodologia de design didático deverá:
(1) incluir aspectos interdisciplinares relativos ao design didático,
destacando: os campos relativos à aprendizagem sócio-interacionista e
dialógica; a computação, contemplando os aspectos técnicos relacionados às
Interfaces Humano-Computador – HCI; à comunicação e à criatividade; (2)
utilizar ferramentas automáticas para indexação, recuperação e visualização da
informação, no contexto da análise de domínio (Hjørland, 2002) e das linguagens
sociais e gêneros discursivos (Bakhtin, 2003); (3) incluir aspectos
estéticos/artísticos relacionados à visualização da informação, desafio
apontado por Chen (2002 apud Silva, 2007) e (4) contribuir para a organização
do corpo de conhecimentos relacionado a uma área ou tema específico.” (Costa, Rosa
Maria E. M. da. Pág. 4 )
Bibliografia
Costa,
Rosa Maria E. M. da. Aula 4a – Ferramentas da Web 2.0 e as Comunidades de
Prática . Aula 4b – Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Em : http://pigead.lanteuff.org/course/view.php?id=110.
Acessado em 17 de Junho de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário