Este
blog tem como finalidade demonstrar a importância do uso do blog como
ferramenta de aprendizado na WEB 2.0.
Você
que está curioso sobre as possibilidades do blog como ferramenta de
aprendizagem irá encontrar nesse espaço virtual informações importantes sobre a
utilização dos blogs como ferramenta de ensino na EAD.

Seja bem vindo e boa navegação !!!!

domingo, 17 de junho de 2012

Blog : uma ferramenta de aprendizam em EAD ?


Sejam bem vindos navegantes da Web!

Nesta postagem iremos falar sobre a importância dos blogs como ferramenta de aprendizagem na EAD e utilizaremos como referência os textos 4ª e 4b (vide bibliografia) da disciplina: Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação, orientado pela tutora Benilda Miranda no curso PIGEAD.

No texto Ferramentas da Web 2.0 e as Comunidades de Prática as autoras enfatizam que a utilização da internet na versão web 2.0 prima em fornecer programas, plataformas de utilização ou AVAs que procuram “incentivar a criatividade, o compartilhamento e a colaboração de conteúdos e serviços entre os usuários da rede” (Costa, Rosa Maria E. M. da. Pág.2).

A partir da versão 2.0 a internet deixa de ser apenas uma vitrine em que o usuário fica passeando através de clic’s de maneira um tanto passiva, para se tornar agente ativo na criação de espaços virtuais que potencializem os seus interesses e das pessoas que compartilham ideias semelhantes as suas.

A participação ativa das pessoas na Web 2.0 é tão impactante que as autoras baseadas em Fontoura (2009) destacam que “recentemente, entramos em contato com um outro conceito associado à Web, a mídia social. “Mídias Sociais são tecnologias e práticas on-line, usadas por pessoas (isso inclui as empresas) para disseminar conteúdo, provocando o compartilhamento de opiniões, idéias, experiências e perspectivas. Seus diversos formatos, atualmente, podem englobar textos, imagens, áudio, e vídeo. São websites que

usam tecnologias como blogs, mensageiros, podcasts, wikis, videologs, ou mashups (aplicações que combinam conteúdo de múltiplas fontes para criar uma nova aplicação),

permitindo que seus usuários possam interagir instantaneamente entre si e com o restante do mundo.” (Costa, Rosa Maria E. M. da. Pág.2).  

Dentre as diversas ferramentas de navegação que permitem a produção autoral do usuário na web e que é uma importante ferramenta de aprendizagem, destacamos o blog.

No texto Ferramentas da Web 2.0 e as Comunidades de Prática as autoras destacam que os “Blogs são um espaço autoral que permitem publicação de conteúdos, que podem ser construídos cooperativamente, ou seja, os usuários podem criar narrativas, poemas, análise de obras literárias, dar opinião sobre atualidades, desenvolver relatórios de visitas e excursões de estudos, podem construir produtos, tais como desenhos, imagens e vídeos.’ (Costa, Rosa Maria E. M. da. Pág.8).

O uso de blogs como ferramenta de aprendizagem permite um leque quase infinito de possibilidades de aprendizado que perpassa desde a produção autoral (pessoal ou coletiva), passando pela integração de diversas mídias em um mesmo ambiente virtual, somada ao fato que é um excelente local de divulgação e compartilhamento de ideias, experiências e conhecimento a nível global.

Considerando que os blogs podem e devem ser utilizados como instrumento de aprendizagem eles acabam se tornando um AVA, que no texto Ambientes Virtuais de Aprendizagem é definido como “softwares que auxiliam na criação de cursos acessíveis através da internet. São elaborados para dar suporte aos professores no gerenciamento de conteúdos e na administração do curso, permitindo acompanhar o progresso dos estudantes.”  (Costa, Rosa Maria E. M. da. Pág. 2 )  

A utilização dos blogs como ambientes virtuais de aprendizagem são serão efetivos se vierem acompanhados por interação, participação e coautoria dos agentes envolvidos no processo: professor/tutor e alunos. Não adianta o aluno ter um ambiente virtual agradável, rico em recursos tecnológicos e com múltiplos estímulos de aprendizagem, se os conteúdos utilizados forem apenas para a reprodução das ideias que o professor/tutor quer transmitir. Para que o aprendizado através do uso de blogs como Ava em Ead seja mais efetivo e proveitoso é necessário o máximo de interação, interpretação e produção reflexiva por parte dos alunos.

Para finalizar fica a orientação dada no texto acima citado em relação à importância da concepção de aprendizagem e a metodologia aplicada nos Avas como meio de facilitar o aprendizado e uma maior integração dos alunos com os conteúdos trabalhados.

“Neste sentido, uma tendência para o design didático seria a exploração de metodologias que integrassem técnicas e tecnologias de visualização da informação e concepções de aprendizagem dentro de uma perspectiva sócio-interacionista e dialógica (Vygotsky, 2008; Bakhtin, 2003; Wertsch, 1993; Hjørland, 2002). Desta forma, esta metodologia de design didático deverá: (1) incluir aspectos interdisciplinares relativos ao design didático, destacando: os campos relativos à aprendizagem sócio-interacionista e dialógica; a computação, contemplando os aspectos técnicos relacionados às Interfaces Humano-Computador – HCI; à comunicação e à criatividade; (2) utilizar ferramentas automáticas para indexação, recuperação e visualização da informação, no contexto da análise de domínio (Hjørland, 2002) e das linguagens sociais e gêneros discursivos (Bakhtin, 2003); (3) incluir aspectos estéticos/artísticos relacionados à visualização da informação, desafio apontado por Chen (2002 apud Silva, 2007) e (4) contribuir para a organização do corpo de conhecimentos relacionado a uma área ou tema específico.” (Costa, Rosa Maria E. M. da. Pág. 4 )      









Bibliografia



Costa, Rosa Maria E. M. da. Aula 4a – Ferramentas da Web 2.0 e as Comunidades de Prática . Aula 4b – Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Em : http://pigead.lanteuff.org/course/view.php?id=110. Acessado em 17 de Junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário